A Univille realiza, nesta segunda-feira (24/06), o evento de formação continuada para os professores da Rede Estadual de Ensino de Joinville. A iniciativa reúne mais de 50 profissionais, entre assessores e gestores das escolas estaduais de Joinville, que fazem parte da Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A ação é a primeira ação de contrapartida da Univille ao Programa Universidade Gratuita do Governo de Santa Catarina.

O curso preza pela melhoria contínua da qualidade da gestão educacional para os gestores que desempenham um papel fundamental no funcionamento das unidades escolares da cidade. Ao longo desta segunda-feira, os professores e professoras vão participar de atividades de formação com os professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade e que foi desenvolvido pela área de Extensão Universitária.

A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade, professora Patrícia Esther Fendrich Magri, abriu a cerimônia destacando o papel da Univille enquanto uma instituição comunitária e comprometida com ações de formação junto às comunidades escolares da região. Além, também, da importância de momentos como a formação para a troca de experiências e saberes, o conhecimento para aplicação e as trocas que serão realizadas ao longo do dia com as lideranças.

“Que essas falas (palestras), elas venham reforçar e retroalimentar o dia a dia de vocês na escola porque, sim, é muito desafiador. Estar líder em uma escola em que as parcerias não só os escolares, são as famílias, são as pessoas que atuam na escola e comunidade de forma geral. Estar Diretor Diretora, sendo líder neste contexto, é algo bastante desafiador, principalmente neste mundo contemporâneo de tantas mudanças, de tantas transformações”, pontuou.

A Coordenadora da CRE em Joinville, Sônia Terezinha Leandro Paul, relembrou as parcerias realizadas entre Universidade e Coordenadoria com a formação dos professores da rede, além de outras iniciativas realizadas com as diversas áreas e setores da Univille. Ao final de sua fala, Sônia destacou a importância do momento para que as lideranças possas imergir em conhecimento e aplicá-los diariamente em suas rotinas escolares.